segunda-feira, agosto 22, 2005

Mensagem

Desmembro-te em palavras quando estas falham em ti. Do desconhecido ao hoje revi, cada dia, um mesmo diferente. Vi-te nas vagas horas a desafiar ponteiros numa frente de batalha só tua, em que acordar era o gesto com que demarcavas o teu ser. Vi-te num avesso só teu, em que a céu aberto o oposto era o teu sal nessa margem em que o fluido expõe uma alma. Na identificação do teu espaço revesitas cada imagem que dói, num traçar de planos confusos, numa busca de algo que não encontras por não saberes onde estás. E o teu sentir tolda porque até ao pescoço mergulhas na incógnita, esse espaço em que não te destingues por aí não pertenceres. Mas se transcendes marés, mudas o rumo ao mundo, desfragmentas o tempo... em ti vive a força que em mais ninguém se revela assim, no branco que do coração brota, máquina em que rediges populações gritantes, espelho teu, da tua massa, de artérias só tuas. Quando faltam as palavras, quando falha o meio, quando a margem aumenta, quando ao teu lado ninguém mora, aí sobras tu, pedaço genuíno da única peça verde e liquida do mundo.

Esta é a minha mensagem de força e paz para ti. Porque quando tudo falha existes tu. Porque nem letras nem espaços negros te derrubam. Porque...

"Porque os outros se mascaram mas tu não
Porque os outros usam a virtude
Porque comprar o que não tem perdão.
Porque os outros têm medo mas tu não.

Porque os outros são os túmulos caiados
Onde germina a podridão.
Porque os outros se calam mas tu não.

Porque os outros se compram e se vendem
E os seus gestos dão sempre dividendo.
Porque os outros são hábeis mas tu não.

Porque os outros vão à sombra dos abrigos
E tu vais de mãos dadas com os perigos.
Porque os outros calculam mas tu não."

Sophia de Mello Breyner Andresen

5 comments:

Anonymous Anónimo said...

obrigado pela força, pela amizade e pela confiança...espero que a incerteza dos dias acalme. Mas eu confio k sou capaz apenas não me encontro no nada, preciso do proximo passo da proxima chegada. Mas, assim em palavras tuas é impossivel perder-me é impossivel não chegar a sitio algum...kero apenas que saibas que todas as palavras que te diga são vagas comparadas a todas as que tu proferes. Não te quero agradecer, quero que me vejas sempre que precisares e que estarei sempre mesmo se não tiver. No entanto obg...mas vou fazer para merecer esse voto de confiança.

22.8.05  
Anonymous Anónimo said...

Gostei muito de voltar a este blog..viria cá mais vezes,n fosse esta minha estúpida mania de me armar em técnica informática e passar a vida a formatar o meu pc.era OBVIO que um dia ela n ia ligar mais..anyway..gostei mesmo muito deste teu ultimo texto,e acabares com sophia..delicioso!!
Miss you much,love you more*

*Jo
http://lostanddelirious.blogs.sapo.pt

22.8.05  
Blogger Hugo Lourenço said...

Porque... Tu sabes a rebuçados e a algodao doce...

Tenho saudaditas*
beissitos

23.8.05  
Anonymous Anónimo said...

Lindissímo o poema de Sophia, de forma subtil dá-nos força...
bjinhos

31.8.05  
Anonymous Anónimo said...

"aí sobras tu, pedaço genuíno da única peça verde e liquida do mundo"
bac (onomatopeia de "é isso mm... é...") apesar do não saber. Só ler.
:)

6.9.05  

Enviar um comentário

<< Home